terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dislexia

Muitos são os estudiosos que tentaram ao longo dos anos definir o conceito de Dislexia. Recentes estudos nas áreas da educação e saúde permitem que se afirmem algumas questões base deste conceito.



  • tem base neurológica;
  • as pessoas com dislexia possuem o hemisfério cerebral lateral-direito mais desenvolvido do que os leitores regulares
Actualmente a definição mais consensual é a da Associação Internacional de Dislexia (2002) e do National Institute of Child Health and Human Development - NICHD:

Dyslexia is a specific learning disability that is neurological in origin. It is characterized by difficulties with accurate and / or fluent word recognition and by poor spelling and decoding abilities. These difficulties typically result from a deficit in the phonological component of languagethat is often unexpected in relation to other cognitive abilities and the provision of effective classroom instruction. Secondary consequences may include problems in reading comprehension and reduced reading experience that can impede growth of vocabulary and background knowledge.... Studies show that individuals with dyslexia process information in a different area of the brainthan do non-dyslexics.

A dislexia reflete-se na dificuldade da aprendizagem da escrita e leitura, refletindo-se na dificuldade de expressão e comunicação.
Relativamente a sinais para despiste da Dislexia poderão ser bastantes. Alguns poderão ser mesmo identificados na primeira infância, apesar de muitos especialistas considerarem demasiado precoce, preferindo apenas sinalizar estas questões após a aprendizagem da escrita (1 a 2 anos após o início).

Pode-se então considerar sinal de alerta na idade escolar:
  •  
Lentidão na aprendizagem e automatização dos processos da leitura e escrita. 



Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas.



A velocidade da leitura é significativamente abaixo do esperado para a idade: muitas vezes silábica e por soletração.



Bastantes dificuldades na leitura, com falhas nos processos de descodificação grafema-fonema e/ou na leitura automática de palavras.



Dificuldades na compreensão de textos escritos devido à sua fraca qualidade na leitura.


 Erros ortográficos, com trocas fonológicas e/ou lexicais.



Lacunas acentuadas na organização das ideias no texto e construção frásica.



Demora demasiado tempo na realização dos trabalhos de casa.



Utiliza estratégias e truques para não ler. Não revela qualquer prazer pela leitura.



Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estímulo.

Os resultados escolares não são condizentes com a sua capacidade intelectual. Melhores resultados nas avaliações orais do que nas escritas.



Dificuldades em memorizar informações verbais.


Dificuldades na aprendizagem de uma língua estrangeira.



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